facebook pixel
Menu
Cerâmica do Cabo

SOBRE O DESIGNER

Cerâmica do Cabo

A Cerâmica do Cabo é uma associação de artesãos de cerâmica localizada em Cabo de Santo Agostinho - PE. A ideia em sua criação foi montar um centro para que, as mentes que criavam artes utilitárias, pudessem expandir sua criatividade e técnica para produzir também artes de decoração e mais refinadas. O Mestre Nena, um dos maiores representantes do centro, tem como obras destaque seus pratos e cumbucas que possuem um acabamento sofisticado e transitam entre a arte utilitária e de decoração.

A Cerâmica do Cabo é um coletivo que atualmente reúne mais de 10 artesões e tem uma trajetória de 15 anos, iniciada nas olarias do Mauriti, no Cabo de Santo Agostinho. Apesar de serem vários artesãos, há um traço comum, uma espécie de identidade coletiva que torna fácil reconhecer quando se trata de um item da Cerâmica.

O projeto tem parceria com o Laboratório O Imaginário, do departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, uma união que contribuiu para que o trabalho da Cerâmica do Cabo desenvolvesse a pegada rústica e contemporânea, que virou a sua marca. Ali o Mestre Nena, que aprendeu muito jovem com Seu Celé, no bairro cabense Mauriti, transmite seu conhecimento e experimenta novas técnicas, como o uso de esmaltes formulados no próprio centro. Outro recurso material usado pelos artesãos da Cerâmica do Cabo é a barbotina, tipo de barro mais líquido e com tom esbranquiçado, que permite ao ceramista atingir paredes bem finas. Algumas peças são feitas com acabamento esmaltado, o que garante a impermeabilização e aumenta a resistência. Com um design contemporâneo, as louças da Cerâmica do Cabo chamam a atenção pela simplicidade e elegância do seu desenho.



4 Produto(s)